A vida é feita de mudanças. Frequentemente somos obrigados a nos adaptar. Às vezes a gente só não é mais o mesmo e a transformação apenas acontece. Obviamente, isso ocorre o tempo todo com pessoas, as dinâmicas sociais se alteram naturalmente e, dessa forma, tudo evolui (ou involui). E chegou a nossa hora.
Você que lê este texto provavelmente conhece a inverso: um site dedicado à crítica musical com foco no rap. A nossa história é calcada em metamorfoses – nascemos a partir de um amadurecimento da comunidade “rap sh!t” no final de 2020. Entre artistas, público e mídia, construímos uma bolha coletiva a partir do respeito e somos respeitados por parte desse nicho. Pessoas especiais passaram por aqui e foram determinantes para que conseguíssemos chegar ao patamar atual.
Mas por que trazer tudo isso agora? Porque, em 2023, chegou o momento de, talvez, provocarmos a nossa maior mutação desde a fundação. Como todos sabem, ou deveriam saber, a inverso é uma construção coletiva voluntária – ninguém recebe um real para produzir aqui, como 99% das mídias alternativas do Brasil. Sendo assim, com o passar do tempo, os integrantes do nosso grupo têm menos tempo para se dedicar a nossa iniciativa, por causa das correrias da vida, ainda que essa não seja, definitivamente, a nossa vontade. Na busca de contornar essa situação e continuarmos produzindo, decidimos nos tornar menos dependentes da frequência de entrega dos algoritmos. A priori, vamos entregar conteúdo apenas uma vez por semestre – em uma única publicação, em formato de revista – e focaremos todo esforço de divulgação em um único produto. É com muito orgulho que apresentamos para vocês: a nova inverso!
Tudo nessa nova publicação é experimental e com certeza teremos mudanças ao longo das seguintes. A ideia inicial é dividir a nossa produção em editorias e assim trazer novos espaços para diferentes produções. Nesta primeira publicação vamos ter: entrevista, editoriais fotográficos, nossas tradicionais Review e outras novidades. A nossa tentativa é em oxigenar nossas produções e fazer parcerias com muita gente talentosa que conhecemos – ou não conhecemos ainda. Você, que quer colaborar com a inverso, também terá essa oportunidade: abriremos um espaço colaborativo, para textos de escritores independentes que se identificam com a nossa causa e com o nosso trabalho.
Por fim: entendemos que somos uma metamorfose ambulante e sempre estaremos em construção através da força coletiva e independente. Somos eternamente agradecidos pela forma carinhosa e calorosa com que as pessoas consomem nosso conteúdo e pelo espaço que conquistamos dentro da linda comunidade do rap nacional. Esperamos que realmente gostem da nossa nova fase.
Com muito carinho,
Equipe Inverso Rap.