Por Danilo Valadares
BELO HORIZONTE – O EP ‘S2’ do grupo ruadois chegou ao público no dia 20 de março, mas nós da Inverso tivemos a chance de escutar o trabalho antes da data. No dia 15 do mesmo mês, os membros convidaram algumas pessoas para uma audição no espaço ‘quente’, na Avenida Afonso Pena, centro de Belo Horizonte. Um belo local, com várias janelas que davam para cartões postais da cidade, como os grafites da Cura, Parque Municipal e o Viaduto Santa Tereza.
O evento foi marcado para às 19 horas e ao chegar no local, a Gabi Gomes, produtora responsável pelo ruadois, nos recebeu com o carisma de sempre. Ao chegar, Well e Mirral estavam em um corredor e ofereceram adesivos do EP ‘S2’ para que pudéssemos pegar. Após uma breve recepção, mas ainda sim calorosa, a dupla entrou para o espaço e nos recebeu em uma sala em que havia uma mesa de ping pong de tamanho nada profissional.
Enquanto a dupla de MCs travavam uma intensa disputa para ver quem conseguia ao menos fazer com que a bolinha pingasse na mesa do adversário, DJ Akila estava em sua controladora, preparando a pista para a chegada de todos os convidados antes da grande revelação das músicas que compõem o EP.
Mesmo que mais pessoas fossem chegando ao local e a hora da audição fosse se aproximando, os artistas do grupo mineiro pareciam estar tranquilos, recebiam cada convidado com apertos de mãos e abraços com papos curtos, mas que arrancavam risadas de cada envolvido. Gomes, a produtora responsável pelo dia acontecer – mas que deixa claro que seu trabalho nunca é solitário – chegou com caixas de comida para os integrantes do ruadois e para as visitas, que puderam se alimentar e ainda trocar uma ideia no ambiente, que embora pequeno, é propício para uma boa conversa.
A cozinha do ambiente era composta por uma pequena bancada e uma pia com um clássico filtro de barro – que deixa sim a água melhor – com adereços que iam de referências a antigos eventos do local, culturas de países latino americanos e até uma caixa daqueles chicletes que vem com tatuagens e que o gosto não dura mais de dois minutos.
Após algum tempo de espera e muita conversa entre os convidados, os membros do ruadois nos chamaram para a audição do EP. Well abriu a apresentação agradecendo todas as pessoas que participaram do projeto, seja diretamente com músicas ou fazendo algo acontecer nos bastidores. De acordo com ele, sem as pessoas que o cercavam, nem mesmo o grupo existiria.
O EP ‘S2’ é diferente daquilo que vinha sendo apresentado pelo coletivo até então. Aqui, eles utilizaram músicas com BPMs mais baixos, diferente do estilo que compunha seus outros trabalhos, ainda que a animação de sempre não tenha sido perdida. A primeira faixa, intitulada ‘Pra cima’, é exatamente o que o título transmite: uma música para ir para cima daquilo que você quer, seja amor – combustível que dá luz ao trabalho -, conquistas pessoais ou profissionais ou até mesmo um gás para levar o dia. A track tem Di Paiva como artista convidado e foi produzida por 808 Luke, MATHINVOKER e bpp tan.
Já a segunda, ‘Mete Marcha’, tem Liah como feat. e produção de PS. O nome sugere uma continuação da primeira faixa, já que “meter marcha”, pode ser botar algo para funcionar, ir para frente com algo. No entanto, a música se mostra o contrário, já que aqui o significado da expressão é ir embora e, no som, os artistas tratam de autoestima e de amor próprio de uma forma diferente do habitual. Os artistas cantam sobre um amor que não deu certo e que mesmo que o par romântico insista, nada vai voltar. Os MC’s do ruadois e a convidada até utilizam o fato de não ter dado certo, como um encorajamento para dar seguimento a outras coisas que acontecem em suas vidas.
A terceira track do EP “S2” chama ‘Bateu Saudade’ e todo o conceito da música é de nostalgia, não só pelo sample utilizado pelo produtor Jovelli, mas pelo que é passado na letra. Os rappers do ruadois, se veem em uma posição de conquistas e de estarem ganhando confiança em seus trabalhos, mas que, até por conta da correria da vida, a pessoa amada ou até mesmo uma época mais calma, está fazendo falta no momento. Apesar de parecer até uma faixa melancólica, os artistas entendem que isso tudo faz parte do processo, e o fato do beat ser animado, mantém o ouvinte entretido.
‘Então vem’, a quarta parte do projeto é quase que uma resposta para a segunda track, pois nela os artistas fazem um convite para a amada. Pelo que é cantado, o lance é quase que um relacionamento mais sério e os membros do ruadois além do convidado Luca, estão imaginando a pessoa querida ao lado. Há um desejo incontrolável de estar com a pessoa e a produção, que ficou por conta do PS mais uma vez, cria o clima favorável para a atmosfera.
Chegando quase ao final do EP, ‘Hoje Tem’, é uma faixa mais pra frente, que aborda desejos mais íntimos. Pejota, conhecido pelas letras românticas, traz um flow cantado mais suave, para dar um ar intimista e intenso para a track produzida por 808 Luke. Quando o coletivo de música eletrônica apresentou esta na audição, a pista traduziu o que era dito ali de uma maneira bem didática: “sexo, sexo, sexo”.
A última faixa do projeto ‘S2’, foi o ponto inesperado da noite. Sabe quando uma música te surpreende tanto que até careta você faz? Pois é, foi o que aconteceu com todos quando o grupo apresentou a track ‘Fala pra mim’. Uma música sincera, que retrata o quão importante é o ato de conversar em uma relação. A sensação que dá, é de um relacionamento que passa por dificuldades e sentar para refletir, escutar uns aos outros pode reacender mais uma vez a chama do amor.
Em suma, o coletivo apresentou, mais uma vez, uma ruptura no que é normalmente apresentado na cena musical do Sudeste. Se os dois primeiros trabalhos apresentavam referências profundas nas músicas britânicas, esse projeto vai além e consegue somar com outros gêneros, como r&b e o boom bap, para falar de amor de uma forma que não fique monótona e insista demais nos mesmos temas abordados. O coletivo segue demonstrando criatividade e, como Well deixou claro, abre portas para a “segunda temporada” do ruadois, deixando uma ponta de curiosidade para saber o que virá no futuro.
A mixagem e masterização do trabalho foi feito por DiPaiva, a fotografia ficou por conta de Menê e contou com a assistência de Asa. O design foi feito por Melissa Vitória e o 3D por Denewsin. Isabela Rosa é a assessora de imprensa do grupo, que também conta com Gabi Gomes na produção geral e executiva, junto da social media Nathalia Schleder.